top of page

"A América-Latina como ela é"

 

Da redação

 

O jornalismo se pauta sob algumas premissas. Uma delas é responder a pergunta: isto é notícia? Notícia, neste caso, é tudo aquilo que interessa saber a um grupo majoritário de pessoas.  Interessa ao público de determinado periódico? Muda a realidade do mesmo? Se sim, bom, isto é digno de abordagem. É interessante a discussão proposta por esta revista eletrônica a respeito da cobertura realizada pela mídia brasileira no que concerne a assuntos relacionados à América-Latina. Insiste-se muito em dizer que a cobertura é fraca, inexistente, ineficaz. Discordo. E meu argumento se fundamenta na premissa acima citada: fazer jornalismo e falar daquilo que interessa ao público a que se direciona aquilo que se produz.

 

Quando analisamos os grandes periódicos brasileiros, os de maior alcance (Jornal Nacional, Estadão, Veja, Folha, Carta Capital, etc), não podemos nos furtar de dizer que o tema da América Latina é bastante recorrente. É verdade que a pauta destas abordatens é repetitiva. Pleitos presidenciais, situação economica, minorias, lutas entre classes, são temas da maior parte das notícias que tratam da latinoamerica porque são estes os assuntos que refletem, de algum modo, dentro de nosso ambiente, dentro de nosso país. Falar das relações que Chavez manteve com nosso governo ou da briga com a Bolívia a respeito da apropriação feita pelo referido país das instalações de nossa empresa estatal ali (na exploração fo gás natural), falar sobre os problemas de Fidel Castro em Cuba ou da economia capenga da Argentina, são fatos que interessam ao público brasileiro no sentido de causarem algum efeito entre nós.

 

Não recorro a ingenuidade de achar que a cobertura feita deste modo reflete um jornalismo perfeito, livre, imparcial. Mas, infelizmente, a mídia é controlada por um interesse comercial que é o grande determinante do que interessa saber ao público. Este setorismo se constrói, em parte, baseando-se em pesquisas a respeito do que o povo quer saber. Que culpa tem a mídia se nossa educação constrói um sentimento de identificação mais voltado a Europa e EUA ao invés de voltar-se para a vizinhança? A imagem da América Latina ainda está associada ao atraso, corrupção e pobreza. E não podemos negar que esta imagem se fundamenta em fatos inegáveis.

 

Midía brasileira mostra sim a latinoamerica e faz isto mostrando a "América Latina como ela é".  Como ela é aos olhos dos brasileiros. A verdade é que há uma cobertura, ainda que ela seja feita pautando-se apenas naquilo que brasileiros conhecem em pensam querer ler. Não é justo, no entanto, dizer que os veículos não falam do tema. Falam, talvez não com abordagens cultural e historicamente corretas, mas o tema se faz presente nas páginas de jornais.

 

O exercício deve ser outro. Deve partir de uma educação que se volte a América Latina com maior dedicação. Este movimento proporcionará um novo perfil de leitores. Perfil que passe, então, a ansiar por leituras diferenciadas no que concerne à temática da latinoamerica. A mídia é o reflexo do povo para o qual é produzida. 

bottom of page