top of page

Sessão Cultural

Uma escolha para os lúcidos

Kelson Brecht

Outubro 2014

 

Em uma democracia, o óbvio e ideal é que a população insatisfeita possa ter sua voz ouvida. Quando ignorada, o descontentamento leva as massas a ações -muitas vezes- precipitadas e violentas, com o intuito de fazer com que seus líderes sintam a desordem e o caos que apenas um povo infeliz pode trazer. No entanto, se esta mesma multidão olhasse um pouco mais perto para o recurso que dá sentido ao sistema em que vivem – a escolha –, poderiam mostrar, através desta, o quanto desejam, da forma mais literal,mudar ou livrar-se do governo que os aflige, ignora, ou simplesmente deixou de satisfazê-los. 

Read more
Read more
Read more

Universo paralelo

Emanoel Junior

Outubro 2014

 

Em “Cem Anos De Solidão”, Gabriel García Márquez explica em uma imensa metáfora como se constroem as diferentes culturas do mundo. A história da América Latina é a prova viva de que devemos entender o mundo que nos cerca.

 

O homem é impressionante. Considerado o principal autor da América Latina, o prêmio Nobel de Literatura de 1982 impressiona a humanidade com a riqueza de suas histórias. Segundo ele, seus contos serviam para “dar uma saída às experiências que de algum modo me afetaram durante a infância”. Além de se tornar um momento de paz, a leitura de Gabriel García Márquez se tornou um importante ponto entre ficção e realidade. Com influências das histórias contadas por seu avô, Márquez tinha um talento claro de retratar um realismo indefectível. O autor consegue potencializar a experiência, inserindo o leitor em seu universo paralelo.

bottom of page