top of page

O que é isto companheira?

 

A cada dia que passa eu me canso mais com tanto desconhecimento e tanta equivocação argumentativa. Sou a mais ferrenha das defensoras do debate, mas que seja um debate fundamentado, por favor! Desde que a Operação Lava-Jato (que investiga a corrupção na maior estatal brasileira, a Petrobras) virou  o único tema da imprensa, dia após dia sou obrigada a ouvir todo tipo de absurdos. De declarações facistas a pedidos por uma nova onda de militarismo. Tudo horrivelmente fundamentado.

  

Olha, roubar do povo, fazer cara de santo, aumentar o tamanho do tapete pra cobrir o problemão, realmente é o "fim da picada". E mais "fim da picada" ainda, é não ter o mínimo de criticidade para discernir informação útil de manipulação midiática. Quer ir pra rua, defender seus direitos cívicos, sua estabilidade financeira, respeito à lei, etc e tal, acho super digno. Mas me faz um favor? Vá para a praça apenas quando puder responder de forma inteligente e fundamentada àqueles defensores "encarniçados" da oposição. Sabe porque? Se você não tiver este preparo vai reduzir o debate a ego. E vai dar mais poder à mídia para que te manipule.

 

Não defendo a sujeirada do atual governo. Também acho tudo a maior "cara de pau". Ao mesmo tempo, não acredito em tudo que é difundido por aí, a torto e a direito, por alguns dos meios de maior expressão e "credibilidade" do país. Meios que, ultimamente, só tem envergonhado a tal "credibilidade".

 

Eu poderia perguntar ao PT e a toda base governista envolvida na corrupção: Que palhaçada é esta pessoal? Como é que vocês se deixaram engolir pelo sistema? Como é que se venderam? Como é que deram cargos pra gentinha? Como é que ficaram com medo de limpar esta sujeirada? Como é que tem coragem de achar que podem nos fazer de bestas?

 

Também poderia dizer à oposição, comandada pelo PSDB, o seguinte: o que é isto minha gente? Que simulacro de revolução é esta que vocês querem impor? Que argumentos mal fundamentados são estes que insistem em usar? Como é que ficam enfiando o dedo no olho alheio e abrem o berreiro quando outros enfiam o dedo nos olhos de vocês? E a sujeirada que vocês já varreram desde tempos imemoriais para debaixo do tapete?

 

Mas a verdade, é que esta guerra tem sido comandada por um intermediário. Um fugidio intermediário  que gosta de se esconder em bandeiras de livre expressão. Pra ele, (que na verdade é ela), pra mídia é que eu pergunto: O que é isto companheira? Quando é que liberdade de imprensa virou sinônonimo de bandidagem? Quando foi que fomentar o golpe se tornou mais importante que prestar serviço ao povo? Quando foi que perdemos a vergonha de ser parciais? Quando é que nosso trabalho passou a se embasar no "rádio-peão"?

 

E pra terminar,digo a você: o que é isto amigão? Vamos deixar esta investigação (IMPORTANTÍSSIMA) ser orientada politicamente, ser midiatizada?

 

Enfim, é pra isto que o Canal da Imprensa está aqui. Pra acabar com tantos equívocos! Pra falar de cobertura midiática equilibrada. Pra mostrar quem é que faz isto e quem não faz! Vamos ligar a mangueira  e lavar tudinho! Seja bem-vindo!

 

 

Andréia Moura

Editora-chefe do Canal da Imprensa

bottom of page