top of page

Análises

Grilhões da mídia

Benaya Vancine

Abril 2015

 

Atualmente, a preocupação com o corpo perfeito vem mudando o comportamento e a concepção da sociedade. Tendo como parâmetro ideal a magreza excessiva, a Indústria da Beleza apresenta objetivos difíceis ou até impossíveis de se alcançar. Com isso, altas quantias são gastas. As consequências são sérios problemas com a autoestima, distúrbios alimentares e a mudança da percepção quanto ao próprio corpo. 

Read more
Read more
Read more

Narciso sem inocência

Kelson Brecht

Abril 2015

 

Quando olhamos para as pessoas ao nosso redor, o automático e necessário para a progressão saudável da sociedade é a ocorrência de algum nível de empatia pela figura do outro. Esta vem associada com os mais diversos sentimentos, caracterizados e definidos unicamente pelo dono do olhar observador. A empatia funciona – ou deveria funcionar – independente da aparência do próximo. 

 

Em nossa visão de mundo, saúde e beleza caminham juntas. Na verdade, sempre caminharam. Cultuar o corpo e toda sua capacidade de proporção fez e ainda faz parte de diversas culturas. Avistar uma bela forma física é o mesmo que diagnosticá-la como pertencente a um ser invulnerável. 

Cerveja e mulher: objetos de prazer

Aline Oliveira

Abirl 2015

 

Todo mundo em algum momento da sua vida entrou em contato com alguma campanha publicitária de cerveja. Na maior parte do tempo, nem damos atenção para esse tipo de publicidade, o qual toma conta dos comercias de televisão, anúncios de revistas e jornais e outdooors. Já reparou que na maioria dessas divulgações de cerveja sempre tem uma mulher "gostosona" no meio? Nem sempre damos relevância para o que as propagandas pregam a respeito do estereótipo da mulher, e isso é um problema já que a luta pela igualdade dos gêneros vem se desenvolvendo e ganhando, cada dia, mais adeptos. 

As múltiplas personalidades de Marie Claire

Daniela Fernandes

Abril 2015

 

Conciliar moda, beleza e a vida das celebridades ao texto jornalístico não é algo simples. Entretenimento e informação são complementares a partir do momento em que são abordados de maneira equilibrada, sem que nenhum se sobreponha ao outro. Marie Claire desenvolve matérias curiosas sobre o ponto de vista da criticidade. Yasmin Brunet posta imagem de esqueleto e critica indústria da beleza é uma delas. Nesse texto é mostrado que a modelo rebateu os comentários da mídia de que estaria muito magra. A modelo postou uma imagem de uma mulher “cheia de curvas” que é transformada em um esqueleto e colocou a seguinte legenda: "oq era considerado sexy antigamente hoje em dia eh gordinha. Onde isso vai parar? Fale com seus filhos antes que a indústria da beleza fale com eles”. 

 

Sobrevivência dos ícones

Kelson Brecht

Abril 2015

 

De geração em geração, os problemas tomam contornos cada vez mais exagerados. As faixas etárias são levadas a um patamar cada vez mais crítico com relação aos seus antecessores, e seus ídolos essenciais são substituídos, esquecidos ou destruídos ao longo dos anos.

 

Na mente de uma criança, o belo é algo puro e fantástico. Quando ela entra em contato com os ícones de histórias em quadrinhos ou contos de fadas, estas diversas e coloridas figuras representadas são esculturais, perfeitas em fisionomia e proporcionalmente bonitas.  

A beleza estabelecida

Ísis Barreto

Abril 2015

 

É fácil notar que, a cada dia que passa, a mídia lança novas ideias e propostas de como alcançar a beleza ideal/corpo perfeito. Muitas vezes de maneira até imperceptível entramos na “onda” da ditadura da beleza. O texto a seguir refere-se a uma análise do conteúdo do site e revista Vogue. Observando, principalmente, o estilo de vida que é proposto em seus textos. 

 

Sabe-se que a Vogue é uma revista de conceitos de padrão elevado, alta costura e eventos cheios de glamour e luxo. Porém analisando seus últimos textos, tanto no site como na revista podemos encontrar matérias que carregam em si conteúdos de modinhas populares. Ainda é visto muito material com teor para a elite, contudo há uma discreta adequação dos conteúdos para que se possa alcançar também as classes mais baixas. 

bottom of page