top of page

Veja que jornalismo

 

Daniela Fernandes

 

“Dilma diz que PSDB é a ‘elite que despreza o Nordeste’”, “Aécio fala em fim do 'ciclo perverso do PT' e pede campanha limpa”. Essas são algumas das manchetes da revista Veja

 

Alguns críticos de mídia já se cansaram de escrever sobre a Veja. Alegam que o semanário falta com a verdade em suas matérias, não passa de um panfleto eleitoreiro e que expressa a ideologia de uma direita reacionária e golpista. Tudo bem. Isso todos já sabem. Mas será que, quando a Veja beneficia determinadas autoridades por interesses econômicos e políticos, os seus leitores não entendem que o papel dessa revista com o jornalismo é incoerente e que, por isso, acaba ferindo a democracia brasileira? 

 

Após a consagração do segundo turno para a eleição de 2014, e até mesmo semanas, meses e anos atrás, a revista não esconde que privilegia o partido tucano (PSDB). O conteúdo veiculado por Veja favorece claramente o candidato Aécio Neves. “Aécio fala em fim do 'ciclo perverso do PT' e pede campanha limpa”, exemplo de manchete tendenciosa que no decorrer do texto expõe Aécio como candidato ideal e alguém que zela pelo jogo eleitoral limpo e isento de ataques pessoais. Algo que vai de encontro com os anseios da sociedade e cria simpatia ao ex-senador mineiro.

 

O que na verdade gera incômodo não é a tomada de posição em si. Um dos alvos das críticas (e dos maiores problemas) é o posicionamento sem que se apresente e dê voz ao outro lado da narrativa. A liberdade de opinião deve ser preservada, porém Veja deveria expressar suas preferências através de seus editoriais e textos opinativos, ao invés de contaminar as reportagens informativas com demagogia e autoafirmação. Grandes veículos midiáticos como The New York Times e El País são considerados mundialmente como meios de comunicação imparciais na medida do possível. Fazem jornalismo na íntegra, pois informam e não se limitam a convencer seus leitores sobre suas convicções ideológicas.

 

Usando o seguinte título: “Dilma diz que PSDB é a ‘elite que despreza o Nordeste’”, a revista traça um perfil sutil da presidenta dizendo que ela colocou em dúvida a sinceridade do candidato Aécio Neves ao defender a continuidade de projetos como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos. 

 

Como é de conhecimento nacional, os tucanos sempre taxaram os programas sociais como máquina de aquisição de votos, principalmente em regiões como Norte e Nordeste, as quais possuem uma população mais carente em relação as demais regiões brasileiras. Mas em tempos de pleitos, o discurso da oposição se altera. A prova disso é que as declarações dos PSDBistas giram em torno da continuidade dos projetos sociais; sabem que com este discurso conseguirão aprovação dos eleitores. Veja também está ciente disso, então não hesita em atacar o PT e tornar fato a sua opinião.

 

Veja que jornalismo decadente rodeia o cenário eleitoral brasileiro! A solução para esse agravante aponta para a democratização dos meios de comunicação. Enquanto esse tema não é abordado devidamente por nenhum partido influente, seguimos nas mídias alternativas que dão ao debate caráter igualitário e refinado.

bottom of page