I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Eleições em tirinhas

Debate

Aline Lüdtke

 

“Você sabe o que um deputado estadual faz? Nem eu, mas pior que ‘tá’ não fica”. Pois é, essa é a situação de grande parte do povo brasileiro. A julgar pelos inúmeros casos de pessoas escolhendo candidatos com base nos santinhos jogados pelas ruas no último 5 de outubro, muita gente tem dificuldade.... 

Todos por um

O Estado de Conveniência

Juliana Dorneles

 

A imparcialidade é utópica. Não podemos negar que todos nós temos tendência de concordar com algum lado. Um exemplo claro e atual é a nossa preferência política. Por motivos que variam desde o ...

Análise

Estadão

O que é política?

Editorial

"O preço a pagar pela tua não participação na política é seres governado por quem é inferior". Sábias palavras de Platão, antigas, mas tão verdadeiras hoje como quando foram pronunciadas há mais de 2 mil anos. Em terras tupiniquins, uma máxima nunca subestimada...

Debate

Nathália Lima

 

Votar e escolher os próprios líderes é “dever democrático” de todo o brasileiro. “Dever” pois não considero que algo obrigatório deva ser considerado direito de ninguém. Ter direito é receber. 

Legenda é lenda

Entrevista

Luiz Gustavo Santos e Emanoel Junior

 

Diego Aranha é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2005), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2014, criou o aplicativo Você Fiscal, que reuniria fotos de Boletins de Urnas e fiscalizaria o resultado divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aplicativo está disponível para qualquer eleitor que possua um aparelho com o sistema operacional Android.

 

Em 2012, a equipe coordenada pelo professor Diego Aranha, então na UnB, venceu os testes públicos organizados pelo próprio TSE, revelando falhas que permitem revelar quem votou em quem e, pior, alterar o resultado das eleições.

Democracia eletrônica

Análise

Daniela Fernandes

 

“Dilma diz que PSDB é a ‘elite que despreza o Nordeste’ ”, “Aécio fala em fim do 'ciclo perverso do PT' e pede campanha limpa”, essas são algumas das manchetes da revista Veja. 

Veja que jornalismo

Veja

Debate

Voto obrigatório! Definitivamente não?

Luiz Gustavo Santos

 

Incerteza, palavra que define o sentimento de nós brasileiros quando o assunto em pauta é a política. No sistema democrático em que vivemos (ou que deveríamos viver) não temos o poder de dizer: 

Análise

Não passarão

Emanoel Junior

 

Com um histórico de parcialidade, fica difícil acreditar na imparcialidade da Rede Globo novamente. Se quiser apoiar candidaturas, vai ter que ser mais discreta. E se quiser credibilidade real, vai ter que correr atrás. Mentirosxs não passarão!

Globo

Kelson Brecht

 

Em uma democracia, o óbvio e ideal é que a população insatisfeita possa ter sua voz ouvida. Quando ignorada, o descontenta-mento leva as massas a ações -muitas vezes- precipitadas e violentas, com o intuito de fazer com que seus líderes sintam a desordem e o caos que apenas um povo infeliz pode trazer. 

O vírus do medo

Sessão Cultural

Aline Lüdtke

 

A minissérie escrita por Euclydes Marinho e dirigida por Gustavo Fernandez, retrata a vida de Paulo Ventura, um deputado conhecido por sua postura rigorosamente ética e sua luta contra a corrupção, quase sem voz e com um inexpressivo apoio político. 

"Luz, câmera, ação!", ecoa o Brado Retumbante

Sessão Cultural

Videocast

EDITORIAL

Crônica

Não é só por 20 centavos nas eleições

Nathália Lima

 

Sábado eu levantei cedo. Me vesti, me maquiei, saí do quarto e fui tomar café. Tinha compromisso cedo. Ao chegar na cozinha, me deparei com uma cena um tanto quanto estranha.  Meu pai comentando política, grudado no jornal:

 

Reportagem

A base política midiática

Análise

Cara nova ao Brasil?

Andréia Moura

 

Mino Carta jamais fugiu aos debates. Tam-pouco tentou esconder suas vertentes políticas. Passada a crise, continuou fazendo o que fazia enquanto era parte de uma elite intelectual brasileira reprimida pela ditadura: falar da esquerda.

Carta Capital

SEMANA - A gente comenta!

Luiz Gustavo Santos

Daniela Fernandes

Aline Lüdtke

Voto obrigatório?

Entrevista Luciana Genro

50 anos de Mafalda

Fim do Orkut

Thamires Mattos

Reportagem

Debate

Análises

JHQ

Entrevista

Sessão Cultural

Análise

Corda bamba

Emanoel Junior

 

Durante o primeiro turno, o desafio da pluralidade de opiniões foi batido. Porém, a dicotomia imposta pelo segundo round das eleições está assoprando e, aos poucos, a Folha cai de cima do muro

Folha

Análise

Cômico, se não fosse trágico

Luiz Gustavo Santos

 

Um debate entre presidenciáveis deve acirrado e conduzido com imparcialidade. Assim aconteceu no debate do dia 26 de setembro feito pela Bandeirantes. Houveram momentos de descontração e risos até mesmo do moderador Ricardo Boechat.

Band

Thamires Mattos

 

Lembro de ficar encantada ao ver propagandas eleitorais mostrando as urnas eletrônicas brasileiras, a grande inovação mundial e orgulho da pátria. Não vou e nem quero entrar no mérito daquela famosa perguntinha: “as urnas podem ser hackeadas?”. 

Nobres usurpadores

Sessão Cultural

Perfil

Thamires Mattos

 

Luciana Genro pode ser comparada àquelas menininhas questionadoras e que provocam altas discussões em sala de aula. Contra a "ditadura da chapinha", a gaúcha de 43 anos esquentou os debates do primeiro turno das eleições, provando que uma candidata “nanica” pode sim ter posições concretas e crescer nas pesquisas.

Aquela menina questionadora

Perfil

Thamires Mattos

 

Candidatos à presidência (“nanicos” ou grandes) possuem agenda lotada. Mesmo assim, o ex-presidenciável pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Zé Maria, passou muito tempo falando comigo para que você pudesse ler essa entrevista. 

"Pobre também é gente"

As mídias convencional e alternativa têm poder sobre o resultado das eleições. Essas ferramentas devem ser utilizadas da melhor maneira possível a fim de que cada cidadão se eduque e tome decisões plausíveis

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now