top of page

Tudo aconteceu em Woodstock

 

Da redação

 

Há pouco mais de 40 anos acontecia o mais emblemático festival de Rock do planeta. Woodstock. O encontro é, até hoje, o maior evento já relacionado ao movimento Hippie. O ano, 1969. Nesta mesma época o mundo viu o homem chegar a lua e se reestabelecia da guerra no Vietnã. Woodstock, em toda sua glória contracultural uniu pessoas, idéias, credos, cores, tribos com um apelo utópico e psicodélico de liberdade, igualdade, paz e amor.

 

Poucas coisas, além de Woodstock, referenciam tão bem a movimentos contraculturais. O apelo revolucionário, contestatório, de resistência que o evento traz consigo é grande, quase mítico. O difícil, enquanto falamos sobre o festival, é localizar efeitos mais pontuais que Woodstock produziu naqueles que tiveram a oportunidade de viver o momento. Quem é que sabe, ouviu, leu, histórias de pessoas que tiveram suas vidas, concepções, rumos mudados por causa de Woodstock?

 

"Aconteceu em Woodstock" é um livro que faz exatamente isto. Concentra a imensidão de sentidos do encontro musical no contexto de um único personagem. Escrito por Elliot Tiber, a obra conta a história do próprio autor e suas relações com o festival. É uma mistura de auto-biografia com relatos sobre os preparativos que antecederam o "mega" evento. Tiber foi a pessoa que acabou levando (por motivos muito interesseiros) o festival para a mínuscula cidade de White Lake, nos confins do estado de Nova York. O rapaz, filho de judeus, era dono do hotel que se torno o "quartel-general" do evento.

 

Woodstock só foi possível porque a cidade vizinha a White Lake, CatsKiils havia expulsado o festival (que acontecia anualmente) de seus domínios. A maioria das pessoas mantinha uma postura bastante conservadora e preconceituosa com as tribos, os grupos, que frequentavam este tipo evento.  É neste contexto de oportunidade, com o intuito de salvar o negócio dos pais das dívidas bancárias (o pequeno hotel El Mônaco), que Tiber apresenta à associação comercial da cidade a proposta de organizar o festival.

 

Ao mesmo tempo, trazer Woodstock para a cidade é poder trazer certa efervescência a sua vida, entediante ao lado dos pais. Mal sabia ele que o evento mudaria para sempre sua realidade. A obra está organizada em 3 partes bastante claras. Na primeira, Tiber fala sobre a infância, a dominação por parte da matriarca, fala de suas tendências homosexuais e sadomasoquistas. A segunda parte se dedica aos preparativos que foram necessários para que Woodstock acontecesse na cidade. Os obstáculos burocráticos e morais enfrentados para que o festival se tornasse real. A ultima parte do livro fala dos 3 dias de festival, o desenrolar do evento e de como isto mudou para sempre a vida de Tiber. Libertando o autor de seus dramas interiores e as culpas alimentadas na consicencia quanto à suas preferencias excêntricas (para a época).

 

A primeira parte do livro, na minha concepção, é uma pequena introdução à idéia de que todos nós, em algum sentido, somos contraculturais. Trazemos dentro de nós uma necessidade de resistir a certos padrões, comportamentos impostos, e que como humanos, somos tão criativos, que necessitamos nos reinventar (bem como ao nosso espaço) constantemente. Tudo isto, é resultado da genética, mas também das influencias e experiências a que somos submetidos na infância. Ser contracultural não é uma opção, é necessidade.

 

A parte seguinte fala de características humanas bastante abomináveis. A dificuldade de aceitarmos o diferente, nosso apego ao politicamente correto e, a capacidade de nos vendermos a ideologias por um bom preço. Tiber fala muito dos políticos da localidade, e de como foram comprados com bons dólares para permitir o festival. O fim do livro une as outras partes ao refletir sobre a experiência transcedental que foi Woodstock e de como isto libertou Tiber do "politicamente correto". A idéia de que a contracultura tem este papel intrínseco. Possibilitar experiências tão marcantes, (e até traumatizantes), a fim de quebrar concepções e mudar realidades. Isto, foi tudo o que aconteceu em Woodstock.

bottom of page