top of page

O colapso de uma brincadeira

 

Thamires Mattos

 

Parece que o Brasil está destinado a virar pauta (e arte) por razões trágicas.

 

A água que não sai da torneira do morador do Sudeste - e de outros também - virou fonte de inspiração para a arte. O integrante da banda canadense Arcade Fire, Will Butler, foi convidado pelo jornal inglês The Guardian para escrever uma música com base no conteúdo de cada publicação diária até o dia 10 de março de 2015, data do lançamento de seu primeiro álbum solo. Inspirado no texto da jornalista Claire Rigby com o título “São Paulo – Anatomy of a failing megacity: residents struggle as water taps run dry” (São Paulo - Anatomia de uma megacidade em colapso: moradores sofrem enquanto torneiras secam”), Will compôs a canção “You must be kidding” (Você deve estar brincando).

 

Butler conheceu São Paulo em 2014, ao participar do festival Lollapalooza com a banda. “Durante a última turnê do Arcade Fire, fiquei alguns dias em São Paulo. Foi a primeira vez em que tive tempo livre para conhecer a cidade e fiquei muito animado com essa possibilidade. Amigos músicos nos levaram para passear e notei que há uma energia louca em São Paulo. Como na maioria das cidades que gosto, há também uma valiosa mistura cultural. Foi exaustivo conhecer tudo, mas, ao mesmo tempo, agradabilíssimo. Quero voltar em breve”, afirma o músico.

 

Na música, é explícita a crítica ao governo estadual: “I tried to call to governor / to see if all the troubles were done / She said, ‘You must be kidding. / They've only just begun’” (“Eu tentei ligar para o governador / para ver se todos os estragos já tinham sido feitos / Ela disse, ‘Você deve estar brincando. / Eles apenas começaram”). O estrangeiro sabe o que está acontecendo aqui. Escreve como se vivesse a realidade de quem passa sede ou está no aperto das contas. Irônico é que muitos dos que sentem a pele seca e a torneira sem um pingo de água preferem permanecer alienados aos problemas e enclausurados em sua ignorância.

 

Também existem citações à crise hídrica no estado da Califórnia (EUA). Lá, se alguém for flagrado em situações de desperdício, como lavar calçada com mangueira, deixar a irrigação do jardim ligada o dia todo e outras regalias não permitidas em tempo de falta d’água, paga multa de 500 dólares. Desde abril de 2014, a cidade de Santa Bárbara já arrecadou mais de um milhão de dólares dos “desperdiçadores”. São Paulo resolveu combater o problema de outras maneiras: desconto para quem economizar água e multa mínima para alguns desperdícios. Parece brincadeira mesmo. Will Butler concorda e faz uma observação sobre o hotel que ficou hospedado na capital paulista: “Tenho certeza de que este hotel vai conseguir obter água, não importa o quão difícil seja”.

 

Para completar a ironia da canção, o sol manda uma mensagem ao homem com quatro elementos bem familiares ao povo brasileiro atento: “uma cara triste, um troféu, um coração e uma arma carregada”. O primeiro, pois o Brasil possui 12% da reserva de água doce mundial e apenas 3% da população passa sede. O segundo simboliza as nossas vitórias, mas também o grande pão e circo oferecido pela mídia e pelos governos. O terceiro, apesar de tudo, ainda bate esperançoso. Mas, se nada der certo, usaremos o último para atirar nas nuvens. De repente, sai água de lá. 

  
bottom of page