top of page

Jornalista defende seu peixe

 

“O importante é que as notícias tragam algum tipo de informação de serviço público”, afirma jornalista da Rede Globo.

 

Guilherme Constante e Vasco Suamo

 

“Com o mundo globalizado que temos hoje, é impossível não ter influência externa”, enfatiza a jornalista Demarice Alves, formada pela Universidade Estadual Paulista de Bauru (Unesp), em 1995. Sua experiência profissional inclui rádio e jornal impresso. Fez parte também do Grupo Bandeirantes. Atualmente, é chefe de reportagem da EPTV, afiliada da Rede Globo na região de Campinas, interior de São Paulo. O Canal da Imprensa, em entrevista com Demarice, procurou respostas a respeito do que a mídia pode fazer quando se trata de pautar a sociedade.

 

Canal da Imprensa: Em sua opinião, o interesse público pauta os meios de comunicação ou estes manipulam de alguma maneira o seu conteúdo noticioso?

 

Demarice Alves: Os meios de comunicação sempre procuram veicular as notícias de interesse público. Cada meio da sua maneira. Alguns mais sensacionalistas e outros superficiais. Depende da linha editorial de cada um. E claro que todos estão atentos à audiência.

 

C.I: Na EPTV, quando há um conflito de pautas, quais os critérios utilizados para decidir sobre a publicação?

 

Demarice: Sempre optamos por aquela que seja de maior interesse público.

 

C.I: Veículos de comunicação usam o poder de pautar os assuntos para escolher as notícias que mais vendem?

 

Demarice: O importante é que as notícias tragam algum tipo de informação, de serviço público, que seja de interesse da população e não somente de quem seja o proprietário do meio de comunicação.

 

C.I: O jornalismo pode ser considerado uma forma de se fazer justiça?

 

Demarice: O jornalismo tem que ter o comprometimento de mostrar a verdade e, é claro, que o princípio básico tem que ser a imparcialidade para que as pessoas formem opinião e tomem decisão.

 

C.I: O agenda setting no Brasil traz consigo alguma influência do comportamento da mídia no exterior ou o que temos aqui é um cenário típico brasileiro?

 

Demarice: Com o mundo globalizado que temos hoje é impossível não se ter influência externa. É claro que as notícias precisam retratar o que acontece ao nosso redor, no clichê "nosso umbigo". Todos os meios de comunicação, muitas vezes aproveitam assuntos internacionais e mostram se esses assuntos também acontecem no País.

 

C.I: Na sociedade, qual a importância da leitura na prevenção de possíveis manipulações por parte da mídia?

 

Demarice: É importante que cada pessoa tenha opinião formada para discutir assuntos. A mídia é apenas parte da formação. Temos muitas influências no cotidiano: relacionamentos, escola, lazer. Tudo faz parte da formação de cada um. O que seria manipulação por parte da mídia?

bottom of page