Terrorismo global
Chrissye Neto
O terrorismo é um fenômeno fácil de reconhecer, mas difícil de definir. Em meio à várias denominações, pode-se dizer que terrorismo é um método psicológico que comete repetidas ações violentas, realizadas por pessoas, grupos clandestinos ou estado. Ao longo do tempo, o termo terrorismo tem tido novos significados, o que acaba modificando as percepções do público acerca dos atos.
No século XVIII, terrorismo era definido por ações violentas que provinham do Estado. Cem anos depois o significado se expandiu e passou a incluir a violência dependente do governo, como crimes praticados por anarquistas e policiais. Já no século XX, a definição da palavras tem por significado principal a violência política praticada por indivíduos que não são os Estados. Entretanto, no final do século XX e início do século XXI, esse conceito torna a obter como ponto principal a existência do mass-mediated terrorism, “uma violência política contra não combatentes/inocentes que é cometida com a intenção de promover ato para obter publicidade e consequentemente atenção pública e do governo”. Com isso, o terrorismo torna-se inteiramente ligado à existência da mídia.
Os ataques terroristas passaram a ter um alcance cada vez maior com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação. Sendo assim, o papel da mídia na vida cotidiana foi afetado quando relacionado a este assunto específico. Mídia e terrorismo parecem ter se tornado “inseparáveis”.
Nome de grande importância desde a sua fundação, o jornal O Globo tem feito jus a sua alcunha em relação à cobertura de matérias e reportagens sobre o terrorismo. Após o atentado de 11 de setembro de 2001, a visão tanto dos americanos quanto do mundo mudou no aspecto econômico, social e, principalmente, territorial. Após o atentado às Torres Gêmeas, o assunto terrorismo proporcionou uma relevância maior ao tema Relações Internacionais.
O site do O Globo infelizmente deixa a desejar no quesito diversidade sobre a temática. O destaque é frequentemente os Estados Unidos e países como Síria e Iraque. Além disso, a cobertura em algumas situações se torna tendenciosa. As fotografias e imagens, por sua vez, são completas e variadas. Outro ponto positivo é a alta quantidade de matérias especiais e a profundidade dos textos. A qualidade O Globo neste quesito é inquestionável e impecável.
Em virtude desse leque de opções de matérias, fotografias, vídeos e blogs sobre diversos assuntos e gêneros, O Globo é hoje um dos jornais mais influentes do Brasil. Assim, o jornal O Globo cumpre seu papel jornalístico e consegue ser eficiente ao dar informação sobre o terrorismo. Resumindo, o jornal se saiu competente nos casos analisados.