Debate
Cley Medeiros
Enquanto o mundo segue acompanhando as ações destruidoras do patrimônio histórico da humanidade do grupo que se autointitula 'Estado Islâmico' (EI), no norte do Iraque, as perguntas que surgem é porquê, pra quê e como tudo isso foi acontecer.
A função do terrorismo nas narrativas jornalísticas
No alvo da mídia
Luana Telles
Liberdade de expressão em crise, torturas, repressões. Quando o tema é Islamismo (suas crenças, práticas), no primeiro momento, muitos têm impressões ruins sobre o assunto. Pensam em casos an- teriores de terrorismo executados por pessoas do Estado Islâmico (EI) e são incapazes de negar e se desvincular de qualquer ensina- mento obtido pelos meios de comunicação.
Análise Social
O terror é o "fazer acreditar"
Editorial
A coisa mais constante que observei, em minha leitura dos textos desta edição, foi a tentativa de nossos articulistas de definir o termo "terrorismo". Na maioria das vezes, a fim de impor limites aos pontos que pretendiam abordar. Pois bem, para não fugir à regra, busquei também, para este texto, uma boa definição.
Debate
Alysson Huf
Quando você recebe a notícia de um ataque terrorista, qual é a primeira imagem que vem à sua mente? Muçulmanos radicais atirando pra todo lado e/ou se explodindo. Acertei? Provavelmente acertei - e isso não é nada bom. Se pararmos para pensar, para nós, ocidentais, o islã se tornou sinônimo de terrorismo, miséria e retrocesso. Tem muita gente por aí que enxerga os atos de terror como fruto exclusivo do Islamismo e de um punhado de outras seitas religiosas fanáticas.
Farinha do mesmo saco
Análise
Thamires Mattos
Já ouvi falar que alunos mais organizados são mais inteligentes e tiram melhores notas. Se essa regra metódica se aplicar a jornais, o The New York Times tem muitas habilidades. No quesito “terrorismo”, esse “caderno” americano está organizado por número de páginas, marcadores especiais, canetinhas coloridas e setas gigantes que apontam para tópicos importantes – quase todos, no caso.
Essência sem delongas
The New York Times
Aline Oliveira
O que vem em nossa mente ao falarmos de terrorista é a imagem de uma pessoa do
O lado humano dos terroristas
Oriente Médio, com barba e cabelos grandes, convicções religiosas extremas e sem medo de machucar pessoas inocentes. Ao contrário do que foi mencionado logo acima, o filme Paradise Now mostra uma realidade desconhecida por muitos da nossa sociedade.
Sessão Cultural
Análise
Letícia Trindade
De acordo com o dicionário Aurélio, terrorismo é um conjunto de atos de violência cometidos por agrupamentos revolucionários ou um sistema de governo por meio de terror ou de medidas violentas. Desde 2001, quando teve o mais conhecido ataque terrorista, que aconteceu na cidade de Nova Iorque contra as torres gêmeas, no dia 11 de setembro, a opinião mundial...
Veja
A relação da Veja com o terrorismo
pelas mídias
Análise
A transparência do terror
Benaya Vancine
Durante a década de 1970, era visto como parte de um contexto revolucionário; hoje, os atos terroristas estão cada vez mais comuns. Definido como um tipo específico de violência física, psicológica, econômica ou religiosa, essas ações estão diretamente ligadas à política.
BBC
Terrorismo
alimentado
Análise
Aline Oliveira
Assistindo a um seriado policial americano, me deparei com uma cena peculiar. Policiais procuravam o responsável pela implantação de uma bomba nuclear na cidade de Nova Iorque. De acordo com o caráter xenófobo e preconceituoso das autoridades norte-americanas da série, o principal suspeito só poderia ser o personagem palestino. Porém, uma surpresa escandalizou à todos.