top of page

Debate

Vítima e agressor

Aline Ludtke

Agosto 2014

 

Imagine que sua casa – a que herdou de seus pais e na qual você cresceu – é invadida por pessoas que dizem ser os descendentes de quem a construiu. Provavelmente, seu primeiro impulso seria mostrar-lhes a escritura do imóvel, e, na pior das hipóteses, acionar a polícia. Mas e se a polícia, além de expulsar sua família, prendesse você? “Mas”, você tenta protestar, “pelo quê, mesmo?”. Embora seja uma representação um tanto quanto simplória de um conflito tão cheio de detalhes e com um longo histórico, talvez imaginar essa hipótese evidencie o absurdo que milhares de pessoas estão vivendo no Oriente Médio.

Read more
Read more
Read more

O perigo não mora ao lado

Luiz Gustavo dos Santos

Agosto 2014

 

Faixa de Gaza, sinônimo de guerra. Uma facção não proporcional dá conta de bagunçar todo um país e joga a culpa para o outro lado do muro. E ainda se sabe que o vizinho pode varrer essa facção do mapa.

 

Os conflitos no Oriente Médio não são novidade para a maioria de nós. Nos tempos remotos de Abraão a conhecida como “terra prometida” bíblica, hoje é apresentada na mídia de maneira pavorosa e extremamente fria. De fato é.

bottom of page