top of page

Análises

Mostram o que você quer ver

Luiz Gustavo Santos

Novembro 2014

 

A rede Globo leva cultura através de programas e algumas novelas. Altas Horas, o Esquenta, Programa do Jô e Sinhá Moça são alguns exemplos. Entretanto, o tipo de cultura e a relevância que ela tem para a sociedade é um assunto a ser questionado. 

 

A cultura brasileira é múltipla e vai de um extremo a outro. O Brasil é o que chamo de “liquidificador cultural”, onde índios, descendentes de portugueses, espanhóis, africanos, japoneses e muitos outros povos formam uma bagagem cultural miscigenada. A população, por causa destas múltiplas faces culturais, se deixa influenciar facilmente.  

Read more
Read more
Read more

Indústria Oscilante

Aline Ludtke

Novembro 2014

 

“Não é só sobre música, mas sobre as coisas e atitudes que a música envolve”. Este foi o lema proposto por Jann Wenner à revista Rolling Stone em sua primeira edição. Lançada por ele em parceria com o crítico musical Ralph Gleason na década de 1960, a publicação era regida pelas características do movimento de contracultura. Oferecendo aos jovens que compunham seu público-alvo a oportunidade de liberdade dos padrões de expressão, comportamento e consumo da época, o periódico abordou temas polêmicos como a Guerra do Vietnã. A aproximação com o público não durou muito, no entanto, sendo revertida quando – poucos anos após seu lançamento – a sede de Rolling Stone mudou-se para New York, sucumbindo ao padrão exigido pela indústria para manter-se no mercado. A partir daí, o que se viu foi a mudança de abordagem da RS, que passou de temas ligados estritamente à música para tratar do mundo do entretenimento em geral.

Veja quer ser Pop

Emanoel Junior

Novembro 2014

 

Um pouco de quebrada, um pouco de condomínio fechado. Esse é o lema da sessão “Artes e Espetáculos” para dialogar com todas as classes sociais.

 

Você já parou para analisar a Veja? Não sabe o que está perdendo! Quando se para e lê esta polêmica revista, nos damos conta de quão simples é sua linha editorial. Sabe aquele amigo que é o mais rico da turma e está sempre tentando se enturmar com a galera se esforçando para ter assuntos em comum? A Veja é assim. Em sua editoria de cultura, apelidada “Artes e Espetáculos”, os articulistas se esforçam para comentar obras pouco conhecidas nas rodinhas de milionários.

O centro é a arte, é a cultura

Luiz Gustavo Santos

Novembro 2014

 

O Centro Cultural de Artur Nogueira leva o nome de um dos cantores e compositores mais reconhecidos no Brasil, Tom Jobim. Ao ouvir este nome, você deve lembrar de músicas como“Garota de Ipanema” e tantas outras popularesneste país, certo?Música é arte. E a proposta do Centro Cultural Tom Jobim é levar,ao público, esta arte em suas mais variadas formas.

 

A cultura se tornou acessível e disponível a qualquer um que quiser se expressar através dela. Mas será que a população é incentivada a reconhecer e usufruir da arte e de seus benefícios? Seus benefícios sabemos quais são.

bottom of page