top of page

Sessão Cultural

Uma escolha para os lúcidos

Kelson Brecht

Outubro 2014

 

Em uma democracia, o óbvio e ideal é que a população insatisfeita possa ter sua voz ouvida. Quando ignorada, o descontentamento leva as massas a ações -muitas vezes- precipitadas e violentas, com o intuito de fazer com que seus líderes sintam a desordem e o caos que apenas um povo infeliz pode trazer. No entanto, se esta mesma multidão olhasse um pouco mais perto para o recurso que dá sentido ao sistema em que vivem – a escolha –, poderiam mostrar, através desta, o quanto desejam, da forma mais literal,mudar ou livrar-se do governo que os aflige, ignora, ou simplesmente deixou de satisfazê-los. 

Read more
Read more
Read more

“Luz, câmera, ação!”, ecoa o brado retumbante

Açine Lüdtke

Outubro 2014

 

A minissérie escrita por Euclydes Marinho e dirigida por Gustavo Fernandez, retrata a vida de Paulo Ventura, um deputado conhecido por sua postura rigorosamente ética e sua luta contra a corrupção, quase sem voz e com um inexpressivo apoio político. Além de reproduzir a atmosfera engravatada de gabinetes e câmaras, a obra também mostra o que acontece nas quatro paredes da vida pessoal do político, que lida com uma crise na família e sua conduta lasciva.

 

Despedido de um cargo importante após desmascarar um esquema de corrupção, Paulo Ventura mantinha um blog onde compartilhava suas ideias e denúncias sobre o que acontecia na sede do poder brasileiro, através do qual conquistou parte da população. 

Nobres usurpadores

Thamires Mattos

Outubro 2014

 

Lembro de ficar encantada ao ver propagandas eleitorais mostrando as urnas eletrônicas brasileiras, a grande inovação mundial e orgulho da pátria. Não vou e nem quero entrar no mérito daquela famosa perguntinha: “as urnas podem ser hackeadas?”. A questão é que as urnas não precisam ser invadidas por gênios da informática se a própria população (incluindo quem está no poder) pode ser manipulada – e por que não dizer “hackeada”?

 

O livro “O Nobre Deputado”, escrito pelo juiz Márlon Reis, um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, tem como objetivo mostrar o processo de manipulação do eleitor. Primordialmente, também visa reproduzir a formação de um político corrupto.

bottom of page