top of page

Análises

Os turistas estão entre nós (Misteriosas linhas de Nazca)

Thamires Mattos

Setembro 2014

 

Os apelos aos enigmas de Nazca prevalecem corriqueiramente, afinal, são eles que trazem turistas ao local. O grande segredo do El País é não ter opinião quanto ao assunto, que, aparentemente, não tem resposta.

 

As perguntas filosóficas "de onde viemos?" e "para onde vamos?" são essenciais para a nossa existência. Mas, quando a curiosidade toma conta, não podemos deixar de perguntar: "Existe vida extraterrestre?". A resposta a cada uma dessas indagações é pessoal, e não existem leis que determinem o certo e o errado - por isso mesmo, o jornalismo deve, ao máximo, se isentar de opiniões subjetivas para relatar informações.

Read more
Read more
Read more

Pauta proibida (Maçonaria manda no mundo)

Emanoel Junior

Setembro 2014

 

A maçonaria incomoda muita gente e está na boca do povo, mas passa despercebida aos olhos da grande mídia. É possível entender a maçonaria? Se é, a TV e os jornais preferem não comentar.

 

 A sociedade secreta mais antiga do mundo sempre mexeu com o imaginário do ser humano. Talvez justamente por ser secreta, ela abra espaço para as mais variadas teorias. Mas como tanta gente sabe da existência desse grupo, se ele é secreto?

Conspirações e poder (A maldição dos políticos)

Aline Ludtke

Setembro 2014

 

Se as teorias da conspiração pretendem explicar acontecimentos de maneira que os relacionem com uma ordem ou organização que interfere em tudo para se manter no poder, eventos políticos certamente estão incluídos. Com a morte trágica do presidenciável Eduardo Campos, o tema veio à tona mais uma vez, acompanhado da discussão sobre antigas teorias.

 

Dentre muitas teorias sobre diversos ocorridos, talvez uma das mais conhecidas, e até hoje discutidos é a morte do ex-presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy.

 

Absolutamente nada (A maldição das celebridades)

Luiz Gustavo dos Santos

Setembro 2014

 

A central de jornalismo pertencente a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, Rede Globo, não deixa vir à tona informações significativas sobre o que acontece na maior guerra étnica da atualidade.

 

Oito de julho. Dia do vexame nacional. Uma cobertura que preferiu priorizar o drama futebolístico dos brasileiros a tratar com clareza os conflitos entre israelenses e palestinos. Estes resistiam e desencadeavam, neste dia, uma nova série de ataques.

O circo do tio Sam (O homem não foi a lua em 1969)

Luis Gustavo dos Santos

Setembro 2014

 

Muitos são os mistérios que rondam a ida do homem à lua. Supondo que o mundo seja um grande circo e os Estados Unidos da América o responsável principal por promover o espetáculo. Este, cheio de mistérios, esconde suas façanhas que não chegaram a ser desvendados totalmente.

 

É, é o mago negro das sombras! Lembra? Sim, estou falando do Mister M, mágico mais famoso do mundo! Por muitos anos, ele estava em rede nacional, fazendo truques e fazendo o que todos achavam impossível!

O crime perfeito? (Malaysia Airlines)

Aline Ludtke

Setembro 2014

 

Na madrugada do dia 8 de março deste ano, um Boeing 777-200er, identificado como o voo MH370 da companhia aérea Malaysia Airlines decolou de Kuala Lumpur com destino a Pequim. Pouco menos de uma hora de viagem, a aeronave perdeu totalmente a comunicação com a torre, sem que houvesse avisos ou sinais prévios de algo errado. A ocorrência chamou a atenção das autoridades, que, passado o prazo previsto para a chegada em Pequim, concentraram-se em localizar o avião.

Conspirações na realeza (Morte de Lady Di)

Daniela Fernandes

Setembro 2014

 

A princesa Diana, conhecida como Lady Di, morreu em agosto de 1997. A morte foi resultado de um acidente de carro em um túnel na cidade de Paris, França. O motorista que tentava fugir de um paparazzi perdeu o controle do veículo e bateu em um pilar. A tragédia trouxe sofrimento para o povo inglês. Mas após 14 anos, esse fato histórico ganhou proporções teóricas e caráter conspiracionista, deixando de lado o sentimento de dor e comoção inicial. 

Imprensa, gigantes e não-jornalismo (Giant's Causeway)

Guilherme Cavalcante

Setembro 2014

 

Cercada de mística, a norte-irlandesa “Giant’s Causeway” causa discórdia entre religiões e põe a mídia no fogo-cruzado.

 

Leprechauns, alienígenas, gigantes, gnomos, duendes e divindades já passaram pela lista de criadores daquele que é um dos maiores mistérios da humanidade. A “Giant’s Causeway” (em português, Calçada dos gigantes) atrai cerca de 500 mil turistas todos os anos para a pequena vila de Bushmills – pertinho de Belfast, capital da Irlanda do Norte. O motivo? Bom...

bottom of page