top of page

Sessão Cultural

Mera (nada) coincidência

Nathalia Lima

Março 2014

 

Em um mundo onde tudo é pautado, somos apenas telespectadores, comentaristas e passivos da notícia. Histórias de alto interesse do público, por diversas vezes, não são abordadas da maneira que merecem por veículos importantes de comunicação do país. Não somos os inventores da notícia, muito menos aqueles que escolhem sobre o que falar ou o que assistir. O filme Mera coincidência (1997) retrata de maneira direta esta jogatina entre comunicante e comunicado.

Read more
Read more
Read more

Relações de Controle

Aline Ludtke

Março 2014

 

“O jornalismo brasileiro é medíocre” contrasta com “é uma imprensa boa, apesar de seus defeitos”. Como classificar a mídia brasileira? Num cenário político bastante conturbado, questões como a imparcialidade e o sensacionalismo nos meios de comunicação surgem à tona, inevitavelmente. E com elas, as já típicas comparações entre diferentes veículos quanto a sua abordagem e cobertura nos acontecimentos. Como ter certeza sobre a verdade?

O menino da Rocinha e a pauta social

Guilherme Cavalcante

Março 2014

 

Vivemos uma época de crise. Uma crise de representação. Há décadas, pensadores como Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman e François Lyotard já previam essa crise para o ambiente vivenciado pela nossa, já adulta, Geração Y. Aqui no Brasil, um dos primeiros a identificar esse cenário foi Muniz Sodré. Em sua obra “A máquina de Narciso”, lançada há 24 anos, ele cita um exemplo que poderia muito bem ter sido extraído na noite passada. Uma pesquisadora, ao indagar um engraxate morador da Rocinha sobre o que ele gostaria de ver na televisão, recebe como resposta um simples: “eu”.

bottom of page