top of page

Análises

Lava-Jato pode lavar a alma do brasileiro

Cley Medeiros

Março 2015

 

A operação que deflagrou um dos maiores esquemas de corrupção da história ganhou notoriedade internacional. Com o Brasil na capa da edição para as Américas do mês de fevereiro deste ano, a revista The Economist, importante pela segmentação em economia e mercado, aponta para as falhas nos mandatos de Dilma Rousseff à frente da Presidência da República e os recentes escândalos na Petrobras. A publicação dá ênfase aos desdobramentos da operação Lava-Jato, seguindo a cartilha de noticiar o Brasil diante de fatos contraditórios. 

Read more
Read more
Read more

Próxima da utopia

Thamires Mattos

Março 2015

 

Coberturas que cheguem perto da imparcialidade do início ao fim são praticamente utópicas. Interesses políticos, econômicos e sociais moldam a linha editorial de cada veículo de comunicação. A verdade tão pregada pelo jornalismo é esquartejada e distribuída ao consumidor da informação que acredita nos fragmentos da história. A Folha de São Paulo tem como lema não distribuir peças de notícia, e sim prestar um serviço a população. "Um jornal a serviço do Brasil" é a frase vista em suas capas. Mas, se for só na capa, não adianta. 

O olhar da Carta Capital

Aline Oliveira

Março 2015

 

Um assunto que ocupa parte de nossas conversas atualmente é a Operação Lava-Jato. Essa operação é responsável pela investigação do esquema de desvio e lavagem de dinheiro envolvendo a empresa Petrobras, alguns políticos e empreiteiras do Brasil. Entre os meses de fevereiro e março, analisei a cobertura feita pela Carta Capital em seu site. Em suas reportagens, o tema não foi amenizado e nem deixado de lado. Apesar do veículo possuir uma linha editorial de esquerda, isso não afetou o modo com que a cobertura da situação foi feita. 

Estadão expõe bomba e seus fragmentos

Jefferson Braun

Março 2015

 

A situação política e econômica que o Brasil vive não é das melhores. Grandes empresas e políticos, que até então eram acobertados pelo sistema, foram um a um sendo denunciados. E tudo isso com envolvimento massivo da mídia. Dessa forma, mesmo em meio a um caos implantado no país, os veículos midiáticos não pouparam esforços para garantir a investigação e a apuração dos fatos. 

Desconformidades na apuração da Lava-Jato

Juliana Dorneles

Março 2015

 

Certa vez, há alguns anos atrás, sentada em uma sala de espera, li uma reportagem da revista Veja. Hoje, já não lembro exatamente o viés que a reportagem tomou, lembro-me somente que o assunto era Mensalão. Nesta época, eu não me interessava e nem entendia de política. Após ler - sem ter senso crítico -, lembro-me claramente o conflito que se criou na minha cabeça: revista ousada ou antiética? A Veja usava palavras e expressões hostis, mas eu não conseguia definir se isso era bom ou ruim. Após ler mais algumas páginas disse: “nossa, essa revista é demais! Fala tudo e está do lado do povo”! 

Carnavalização do petróleo

Kimberly Dias

Março 2015

 

Que o Brasil está em crise todo mundo sabe e todo mundo já sentiu. Ela tem atingido da classe baixa à alta, além de alcançar todos os tons da paleta étnica de cores. A mídia internacional tem nos observado e noticiado a corrupção de forma dura. Isso é compreensível, afinal a sociedade deve agir de forma severa perante tal “roubo” ao próprio bolso e, principalmente, não permitir que o carnaval de corrupção que assola o país tenha liberdade para sambar na cara dos brasileiros. 

bottom of page