top of page

Reportagem JHQ

A mídia potencializa o estupro? (caso Geisy Arruda)

Sabrina Cristo

EM BREVE

Debate

Isadora Stentzler

 

Mas afinal, o que é feminismo? Dizer que esse movimento é o oposto do machismo é burrice. Tanto quanto é burro dizer que mulher de roupa curta merece ser estuprada. Até porque, quem é que merece ser estuprada?

Pela legalização da sainha

A violência simbólica das narrativas sobre a mulher em Veja

Veja

Cley Medeiros

 

Alvo de críticas do público feminista, as narrativas apresentadas na semanária revelam a dificuldade do jornalismo tradicional em absorver demandas de pautas que levam a uma compreensão do papel da mulher como protagonista da construção identitária do ser humano.

Análise

Sou Tiramissu, não picolé de groselha

Editorial

Esta semana assisti um vídeo no youtube intitulado: “toda mulher gosta de cantada de pedreiro”. O fato é que só comecei a assistir por curiosidade, achei a temática engraçada. Depois de 30 segundos de vídeo estava ...

Debate

Lucas Rocha

 

João, vestido de terno e gravata, ao chegar ao seu escritório logo é motivo de brincadeira dos colegas de trabalho. "O João vai fazer exame de fezes!", caçoa alguém. Porém, na verdade o exame...

Regra do jogo simbólico

Entrevista

Norton Rocha

 

Nesta edição, o Canal da Imprensa conversa com Eleonora Minecucci. Engajada na luta pelo feminismo desde os tempos da ditadura, quando foi presa e torturada, a atual ministra de Política para as Mulheres, dividiu cela com a presidente Dilma Rousseff durante os períodos mais dramáticos do regime. Seu desprendimento para a causa a transformou numa das principais referências na área de defesa pelos direitos da mulher no Brasil e América Latina. .

Às mulheres, à sociedade

Análise

Giselly Abdala

 

Pelas telinhas do plim plim, a mulher é um ser sem expressão significante que pode ser agarrada a força e a qualquer momento, contanto que ao fundo toque uma música romântica.

Na vitrine, um pedaço de carne

Globo

Análise

A ‘anti-revolução’ do coelho

Guilherme Cavalcante

 

Considerada “revolucionária” por boa parte da mídia, Playboy cresceu sob os alicerces da sociedade machista da primeira metade do século 20. Na prática, para a revista, mulher continua sendo um objeto.

Playboy

Análise

Amélia, a mulher de verdade

Esthéfanie Vila Maior

 

Em pleno século 21 a mentalidade machista de que Amélia era mulher de verdade ainda existe mesmo que de maneira velada e, inclusive, é incentivada indiretamente por algumas revistas femininas brasileiras.

Marie Claire

Anne Seixas

 

Contar uma história: esse é o trabalho do jornalista. Mas quanto pode custar essa história? E seria ela somente uma história? O filme Cidade do Silêncio pode ser totalmente diferente dependendo de quem é o seu espectador.

A sua cidade está em silêncio?

Sessão Cultural

Da Redação

 

Por 6 anos presa, hostilizada, agredida, objetificada. Somos reféns das próprias escolhas ou das circunstâncias? Da história ou da revolução? Produto do contexto ou da força de vontade? Clara Rojas...

 

Cativa das circunstâncias

Sessão Cultural

PodCast

Reportagem

Debate

Análises

JHQ

Entrevista

Sessão Cultural

EDITORIAL

Análise

O feminismo de TPM

Douglas Pessoa

 

Faltam publicações que ajudem as mulheres a quebrar o conceito de mulher-objeto. No entanto a revista TPM tem hasteado essa bandeira feminista.

TPM

Crônica

Sair do armário cura - um depoimento

Vasco Suamo

 

Com onze anos fui morar na França e voltei quatro anos depois para a Colômbia, onde tinha passado minha infância. Meu corpo era outro sem que eu mesma percebesse, e isso foi notado por pessoas muito próximas. Meu estupro aconteceu no seio de minha própria família, por isso, assim que tive a oportunidade de voltar para o Brasil, decidi que não queria voltar lá tão cedo, apesar de amar o restante de minha família e a cultura desse que também é meu país.

Reportagem

Cultura é algo que aprendemos. Não nascemos pensando que a música gauchesca é melhor do que a baiana, ou que mulher de burca deve ser mais respeitada do que aquelas que saem de shortinho. No entanto, é possível perceber ...

Objeto? Não mesmo!

Análise

#EuNãoMereçoSerManipulado

Rafael Acosta

 

Com base em estudo do Ipea, jornais dispararam que para “65 % dos brasileiros” mulheres de roupa curta merecem ser estupradas. Há dois problemas na notícia: o índice não representa, nem de longe, a população brasileira; e a pesquisa estava errada.

Estadão

bottom of page