top of page

Pandemias em tirinhas

Debate

Thamires Mattos

 

Comentários exaltados de “defensores da vida” imperam em todos os tipos de matérias publicadas sobre a epidemia de Ebola. Médicos e farmacêuticos renomados estão na corrida para criar a primeira vacina (e/ou cura) eficaz para a doença, que mata, atualmente, cerca de 65% dos infectados. 

Espreme que sai Ebola

Estadão que erradica pela denúncia

Daniela Fernandes

 

Não há novidade alguma quando surgem discursos dizendo que a mídia causa medo e pavor à população quando o assunto abordado é pandemia. Porém as matérias e reportagens do jornal O Estado de S. Paulo provam o contrário e... 

Análise

Estadão

Das cruezas humanas

Editorial

...Gripe aviária, gripe suína, Síndrome da Vaca louca. Vergonhoso! Que sentidos estamos construindo? Que conexões estamos produzin-do? Que ações estamos instigando? Vejo apenas um apoio, excessivo e canibal, ao capitalismo, às indústrias farmacêuticas, aos interes-ses de determinadas elites. Que conexões...

Debate

Daniela Fernandes

 

A mídia é um dos instrumentos mais eficazes para garantir a saúde pública, por isso, tem papel importante no gerenciamento de crises como nos casos das epidemias. Como se trata de um assunto importante para a sociedade, a vigilância em saúde é tratada pelos jornalistas...

A pandemia da Culpabilidade midiática

Entrevista

Emanoel Junior

 

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, Maria Ligia Rangel é especialista em Tisiopneumologia Sanitária pela USP, com mestrado em Saúde Comunitária e doutorado em Saúde Pública pela UFBA. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na área de Educação e Comunicação em Saúde.

Construtores do Medo

Análise

Luiz Gustavo Santos

 

A revista Veja possui algumas características peculiares quanto a abordagem do tema Ebola. Procurando um diferencial, traz o que todas as outras mídias nacionais muitas vezes preferem não comentar. 

InVeja

Veja

Análise

Notícia e neurose

Thamires Mattos

 

Se quem manda no mundo é quem tem dinheiro, não podemos medir o impacto de um jornal feito para os proprietários do planeta. Falo do Wall Street Journal, voltado aos grandes empresários, principalmente norte-americanos. Economia é o carro-chefe desse jornal, que completou 125 anos em julho.

Wall Street Journal

Análise

Grobo e o Ebola

Nathália Lima

 

Ebola não é mais novidade para ninguém. Todos estão acompanhando, perplexos, pelas mídias o que se passa na costa africana. Milhares mortos, mais milhares infectados e o medo. Medo de algo acontecer aqui, já que a doença é tropical e o Brasil também. 

Globo

Aline Lüdtke

 

Um espirro, uma tosse e, de repente, a sociedade local corre risco de extinção. E tudo por causa de um animal vindo da África ou da Ásia que hospedou um novo vírus mortal, desconhecido e, por consequência, sem cura. Parece que essa breve descrição pode trazer à lembrança alguns vários filmes, não? 

O vírus do medo

Sessão Cultural

Andréia Moura

 

Guerra, fome e loucura. Três dos males mais aterradores da humanidade. Temas de constante inspiração artística, que imortalizaram grandes nomes da literatura, do cinema e teatro, da medicina. Sobre o assunto foram produzidas obras e estudos capazes de afetar/transformar o inconsciente e imaginário social. 

Arte e desespero

Sessão Cultural

Videocast

EDITORIAL

Crônica

Esperança volta a África

Luiz Gustavo Santos

 

- Mãe, eu vi na tevê que o Ebola chegou ao Brasil e já matou quinze pessoas no Rio. Tô com medo! Como a gente vai se proteger?

 

- Sente aqui, filha. Tente manter a calma. 

Reportagem

Afinal,

o que

são?

Análise

Superlativo de interesses

Aline Lüdtke

 

Não faz muito tempo que o jornalismo científico ganhou força no Brasil. E entre os primeiros veículos que se propuseram eliminar a distância entre o patamar da ciência e o público leigo estava a Ciência Ilustrada, hoje, Superinteressante. 

Superinteressante

SEMANA - A gente comenta!

Nathália Lima

Thamires Mattos

Daniela Fernandes

Aline Lüdtke

Eduardo Campos e as Selfies

Saúde: pesquise pra falar!

Jornalismo "fake" da VEJA

Fama

Daniela Fernandes

Estado Islâmico?

Emanoel Junior

Oportunismo Político

Nathália Lima

O Direito de dizer

Andréia Moura

Luiz Gustavo dos Santos

Luiz Gustavo dos Santos

Secret - app

Reportagem

Debate

Análises

JHQ

Entrevista

Sessão Cultural

Análise

Muita calma nesta hora

Emanoel Junior

 

Certa vez ouvi em uma música da Elis Regina a seguinte frase: “Tenha medo não, tenha medo não. Nada é pior que tudo”. Guarde essa letra, eu a usarei mais para frente.

Folha

bottom of page